top of page

4 a 6 de maio de 2015

UFES Goiabeiras

I Simpósio de Ciências Forenses da UFES

 

O I Simpósio de Ciências Forense da UFES se realizará no Auditório Manoel Vereza localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no bairro Goiabeiras em Vitória. O evento será realizado do dia 04 ao dia 06 de maio de 2015.

 

O que são as Ciências Forenses?

 

A Ciências Forenses proporcionam os princípios e técnicas que facilitam a investigação de um delito, em outras palavras, qualquer princípio ou técnica que pode ser aplicada para identificar, recuperar, reconstruir ou analisar a evidência durante uma investigação criminal. A ciência forense é uma área interdisciplinar, no qual está envolvida a física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira, com o objetivo de dar suporte às investigações relativas à justiça civil e criminal. Desta forma, o tema deste evento possui uma abrangência bastante grande, de forma que pode interessar profissionais e estudantes de diversas áreas diferentes.

 

Um dos princípios básicos do método científico é a reprodutibilidade, ou seja, deve ser possível realizar-se um experimento e se obter os mesmos resultados. Desta forma, a ciência passa a ser uma importante aliada da justiça, pois fornece respostas com aceitáveis níveis de precisão.

 

Um dos princípios da justiça é que as pessoas devem pagar pelos seus atos, e tão somente por aquilo que cometeram. Para isso, a Ciência Forense se baseia na aquisição e análise de provas e, para compor a sua convicção e aplicar a lei da melhor maneira possível, o Juiz recorre a diversos elementos que, muitas vezes, são de outras ciências. Desta forma, esta ciência é definida como multidisciplinar o que possibilita uma análise correta de um possível vestígio. Dentre essas áreas envolvidas na análise do Juiz pode-se citar a papiloscopia, balística forense, entomologia forense, toxicologia forense e genética forense.

 

As áreas auxiliares da ciência forense trabalham em conjunto nas perícias ou esclarecimento de um crime, utilizando do conhecimento de profissionais com formação acadêmica em vários ramos da ciência, pois um exame pericial é composto de uma ampla variabilidade de vestígios, que exigem diversas metodologias e técnicas de áreas distintas, o que caracteriza a multidisciplinaridade dessa ciência.

 

É importante salientar que a aplicação da Ciências Forense também traz consigo questões éticas a serem enfrentadas no manejo e uso das informações obtidas a partir das investigações3. Desta forma, é necessário que se faça discussões a respeito deste assunto.

 

Objetivos do evento

 

O I Simpósio de Ciências Forenses pretende proporcionar um conhecimento sobre as múltiplas questões em que a Ciências Forense está inserida, e dar informações acerca de conhecimentos científicos e aptidões laboratoriais e informáticas a todos aqueles que procurem obter um melhor entendimento do potencial e limites das análises periciais do âmbito da Ciência Forense.

 

O evento também visa atingir um público alvo que inclui profissionais e estudantes de diversas formações, como Ciências Biológicas, Medicina, Direito, Psicologia, Engenharia, Física, Química, entre outros. O evento será aberto para outras instituições fora da UFES.

 
Referências Bibliográficas:

1.FOLTRAN, R. K. e SHIBATTA, L. A Ciência Forense e as principais áreas auxiliares. V Congresso Multiprofissional em Saúde, p. 1-4, 2011.

2.CHEMELLO, E. Ciência Forense: exame de ADN. Química Virtual, p. 1-15, 2007.

3.CARLIN, C. R; MURGUÍA, B. R.; ROSALES, M. M.; ROJAS, A. C. C.; SORTIBRÁN, A. C. e ARNAIZ, R. R. Genética forense. Revista Fuente, Ano 2, n. 4, p. 31-35, 2010.

 

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim

bottom of page